Exploit e Malware

João Nunes

João Nunes

Residente no Estado do Paraná, e desde 2007 até ao momento atual trabalhando na área da TI, em Gerenciamento de Servidores Linux, SEO, Marketing Digital, Hospedagem e Desenvolvimento de Websites em Wordpress.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Exploit e Malware

Neste artigo será explicado a diferença ente Exploit e Malware.

O que é um exploit?
Um exploit, é um programa de computador, uma porção de dados ou uma sequência de comandos que se aproveita das vulnerabilidades de um sistema computacional – como o próprio sistema operativo ou serviços de interação de protocolos (ex: servidores Web). São geralmente elaborados por hackers como programas de demonstração das vulnerabilidades, a fim de que as falhas sejam corrigidas, ou por crackers a fim de ganhar acesso não autorizado a sistemas. Por isso muitos crackers não publicam seus exploits, conhecidos como 0days, e o seu uso massificado deve-se aos script kiddies.Um exploit muito usado é no sistema RPC do Windows: o usuário localiza a porta e envia à porta RPC uma sequência de bytes, que são interpretados como dados pelo servidor quando são recebidos, estes dados deixam propositadamente o sistema em pane o sistema passa o controle a estes próprios dados que então são uma sequência de ordem para dominar a CPU.
Desta forma esta sequência de informações toma conta do PC e abre-o para o hacker que aguarda na outra ponta.

O que é Malware?
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

Como prevenir que os sites contra Exploit e Malware?
1. Colocar um firewall no servidor
2. Trocar as senhas de login ao servidor e contas de clientes de 30 em 30 dias
3. Sempre recomendar a seus clientes a usar um bom programa de firewall/anti-virus/spyware (Nós recomendamos o Panda Internet Security)

Não recomendamos ao usuário usar programas free de antivirus… firewall. Atenção aos programas crackeados, não recomendamos o uso do mesmo, isso poderá roubar senhas, etc. e depois outras pessoas se logarem na sua conta de hospedagem.

O cliente tem que entender que não é somente o servidor que tem que se proteger. O cliente também tem que ajudar, pois não adianta o cliente não ter o computador protegido e depois acessar a conta no servidor, pois isso poderá passar para o servidor Exploit e Malware vindo do PC do cliente.

PUBLICIDADE

Nosso artigo ajudou você? Pague-me um café!

Bitcoin Wallet:   3KHNevsu83RoRSDAuTK16k1xeYx4u9L5vG
Litecoin Wallet:   MLK42q9c4q2yN91B9xtjNhTczURqrHngBE
Dogecoin: Wallet:   DAK9M1CCN1ZPqtTUYUVpEynE4vnFL42JG5

Deixe seu comentário ou dúvida

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu